Gostaria de convidá-l@s ao projeto "Aprendizado de Máquina: da teoria a prática" que eu e o Edson estamos organizando. Nele, iremos aprender o básico de aprendizado de máquina e, logo após, será feito uma competição entre vocês. Segue alguns detalhes.  
  
O curso será feito por meio de video aulas, práticas e reuniões online. Assim iremos ter duas aulas iniciais de Python (para quem ainda nunca programou na linguagem e/ou não conhece a parte orientada a objetos de Python) e, logo após, iremos aplicá-la em problemas de aprendizado de máquina. Toda a semana teremos um tópico diferente com vídeo aula, prática e um encontro virtual para discutirmos esse tópico. 
 
Além disso, em aprendizado de máquina é muito difícil se conseguir 100% de precisão em uma tarefa. Assim, a segunda fase deste mini-curso será uma competição. Nela, os alunos formarão duplas para tentar resolver um problema por meio de aprendizado de máquina. No final, cada dupla deverá apresentar sua solução proposta e será feito uma mesa redonda virtual para discutirmos as soluções empregadas. Todos os alunos que entregarem a prática e apresentarem a solução final  ganharão um certificado de participação do curso.  As equipes que alcançarem melhores resultados na tarefa ganharão um certificado de menção honrosa. Planeja-se também a possibilidade de alguma premiação - tanto com livros ou algo de recursos próprios do professor ou de parcerias e patrocínios com empresas. 
 
Este mini-curso de aprendizado de máquina visa beneficiar qualquer aluno da instituição que conheça pelo menos uma linguagem de programação e tenha interesse em conhecer essa área. 

Um breve curso de introdução ao desenvolvimento de jogos com abordagem voltada à programação. O conteúdo está dividido em 3 módulos:

  • Módulo I: veremos uma introdução ao desenvolvimento e como criar jogos de RPG sem precisar programar, usando o RPG Boss. Vamos criar uma demonstração de jogo de RPG no estilo dos jogos de Super Nintendo.
  • Módulo II: vamos rever programação em JavaScript para páginas web e conhecer como podemos usar a linguagem e o navegador para programar jogos em vanilla JavaScript e usando a biblioteca Phaser.
  • Módulo III: distanciando um pouco de jogos, vamos aprofundar o conhecimento em JavaScript para criarmos aplicações web interativas que consomem dados de serviços externos, como a API de dados sobre Pokémon. Vamos criar uma Pokédex.

Pré-requisitos: 

  1. Um computador para fazer as atividades.
  2. Algum dispositivo (celular ou computador) para acompanhar os encontros virtuais ao vivo em horários combinados.
  3. Para tirar proveito dos módulos II e III é importante conhecer lógica de programação, ter conhecimento de linguagens Web (especialmente JavaScript).

Atividades:

  1. Haverá atividades semanais para exercitar o conteúdo visto na semana.
  2. Haverá um projeto, realizado individualmente, em dupla ou trio (sem exceções), em que deve ser desenvolvido um jogo/aplicação seguindo o modelo de algum dos módulos do curso (ie, um RPG, um jogo simples em JavaScript ou uma aplicação interativa).

Prazo: as atividades estão previstas para serem realizadas ao longo de pelo menos 8 semanas, mas esse prazo pode sofrer alterações.

Esse curso apresenta os conceitos básicos de Internet das Coisas (IoT) e propõe aulas práticas online sobre IoT, eletrônica, programação de aplicativos para smartphones. Ele é livre para alunos de qualquer curso, entretanto, é importante que o aluno tenha pelo menos noções básicas de programação. O uso de materiais como microcontroladores (Arduino), sensores e atuadores é opcional, pois as práticas podem ser realizadas em simuladores online gratuitos, entretanto, se houver a possibilidade de compra dos materiais, a experiência do curso poderá ser mais enriquecedora. O curso contempla ainda rodas de conversas virtuais semanais para orientações, apresentações de resultados, esclarecimentos de dúvidas e troca de ideias.

O Mapa de Riscos é uma ferramenta da segurança do trabalho utilizada para identificação dos riscos ocupacionais e das formas de controle nos ambientes laborais.

Não há restrição para o público alvo deste curso, pois o mesmo visa a disseminação da cultura organizacional em segurança do trabalho nos mais diversos ambientes, sendo nos locais de trabalho, nas residências em momentos de lazer.

A carga horário deste curso é de 30 horas.

 

Este curso está disponível para a comunidade acadêmica do CEFET-MG. O curso estará liberado para aceso e realização das atividades até a data limite de 31 de julho de 2020. Não deixe para realizar as atividades na última hora!

O Curso de Segurança Digital tem por objetivo oferecer formação básica à Comunidade Cefetiana, trazendo informações sobre os cuidados, perigos existentes e técnicas aplicadas no mundo virtual.