A Recuperação de Estudos é o processo pelo qual o aluno tem a oportunidade de aprender os conteúdos passados e não aprendidos. Como etapa, é comumente aceita como complemento da avaliação. Em alguns casos, a Recuperação de Estudos refere-se a “uma segunda oportunidade” àqueles alunos que apresentaram dificuldades ao longo do processo de aprendizagem. Em outras situações é apresentada como um processo de ensino-aprendizagem, que busca, primordialmente, oportunizar aprendizagens e avaliações (MORAN, 2000; MORAN et. al., 2006; LUCKESI, 2005).
O Nivelamento de Estudos é um processo semelhante ao da Recuperação de Estudos, diferenciando, entretanto, no tempo de sua execução; enquanto a recuperação ocorre durante o período letivo, podendo ser paralela e/ou continuada (preferencialmente), o nivelamento ocorre, normalmente, no início do período letivo (ou pré período letivo), e tem por objetivo resgatar os conteúdos não aprendidos na etapa anterior do ensino."

Diante dessa realidade esse projeto de pesquisa tem por objetivo fomentar o estudo, pesquisa e desenvolvimento de ações  que proporcionem a recuperação de conteúdo e nivelamento em seus vários níveis de ensino.

Referências:

MORAN, J.M. O que aprendi sobre avaliação em cursos semi-presenciais. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs). Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola, 2006.

MORAN, J.M., Masetto, M. T. & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Ed. Papirus, 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.